Gagueira: o que realmente acontece?
- Profissional Frisson
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
Uma fala contínua e suave assegura uma comunicação mais efetiva e eficiente. No entanto, todos, em algum momento da vida, já utilizou disfluências durante a narrativa, muitas vezes, de forma natural e despercebida, tais como: “né, hum, aí, daí, tipo assim,”, etc.
Estas, são denominadas disfluências comuns e não são um fator considerado limitante para comunicação, diferente das disfluências gagas que são caracterizadas por descontinuidade, alteração na velocidade e esforço motor para falar, o que configura em sucessivas tentativas de retomada do discurso.
Diante do convívio com indivíduos que apresentam disfluência gaga, é primordial oferecer e transformar o ambiente de interação em um local seguro, calmo e confortável, de modo que eles consigam desenvolver seus discursos, sejam realmente ouvidos e validados, independente do tempo que levem para concluírem suas sentenças.
Por isso, é fundamental manter o contato visual durante todo o tempo, não interromper, corrigir ou completar suas frases. Adotar um padrão de fala mais suave e utilizar um vocabulário conhecido.
Optar por realizar atividades que favoreçam sua fluência, como música, ritmos diferentes. Auxiliar no desenvolvimento de sua autonomia, para que adquira autoconfiança.
O olhar atento de empresas, escola e familiares para tais orientações, faz toda diferença, uma vez que, por vezes, a pessoa com a disfluência pode vir a desencadear um comportamento evitativo comunicacional, ou seja, prefere não participar de momentos de conversas ou exposição pelo medo da falha, constrangimento, frustação de não conseguir se expressar de forma contínua e receio de não ser compreendido.
Tudo isso culmina em um comprometimento nas suas relações sociais se tornando um agravante importante, que pode trazer consequências emocionais e psicológicas.
O tratamento quando precoce e bem alinhado com profissionais especializados oferece um bom prognóstico.
Millena de Castro Borges
Fonoaudióloga | CRFa: 6-11834
コメント